Bem-vindo ao Blog do Prof. Marcus Eduardo de Oliveira

Aguardamos e contamos com a sua participação.















23 de dezembro de 2015

ENTREVISTA AO JS

Entrevista ao JS
Marcus Eduardo transforma mundo por engajamento à profissão
Nenhuma pessoa que conheça, em detalhes, como as estruturas econômicas e políticas são montadas, pode aceitar, pacificamente, que em pleno século XXI, haja, a cada cinco segundos, uma criança morrendo de fome; uma pessoa a cada sete padecendo de fome crônica, (...) 500 mil mães, todos os anos, morrendo durante o parto devido à assistência médica insuficiente (...). Isso é uma realidade econômica e social que causa asco e indignação...(Leia mais pelo link)


REVISTA ECO 21 - Edição 229 (dez/2015)

Leonardo Boff, André Trigueiro, Lúcia Chaib e eu estamos com artigo na edição n° 229 (dez/15), da Revista ECO 21:





9 de dezembro de 2015

PRIVILEGIANDO O ELO SOCIAL

Do nosso artigo “Privilegiando o Elo Social”: Le capitalisme, après un règne de deux cents ans, s’est métamorphosé en entrant dans une phase mortifère: il génère tout à la fois une crise économique majeure et une crise écologique d'ampleur historique.


7 de dezembro de 2015

3 de dezembro de 2015

FORA DOS LIMITES

No âmbito brasileiro, um total de 627 espécies de animais e 472 de plantas correm o risco de não mais constar do mapa de biodiversidade. Dessas espécies, cerca de 160 são peixes, 70 são mamíferos, 20 são répteis, 130 são invertebrados terrestres, 160 são aves. Dessa grave perda de biodiversidade, a maior parte está na Mata Atlântica, da qual restam apenas 27%; da Caatinga, restaram 63%; dos Pampas, 41%; do Cerrado, 60%; da Amazônia, 85%; e do Pantanal, 87%.
Esse assustador desaparecimento de biodiversidade está relacionado à ação econômica que continua vendendo o sonho do crescimento como modelo “ideal” de prosperidade e bem-estar. Enquanto o paradigma maior da ciência econômica continuar girando em torno da busca pelo crescimento econômico, deixando de lado o desenvolvimento social e humano, o limite biofísico será constantemente ultrapassado.

Leia mais sobre isso em meu artigo: 
FORA DOS LIMITES


2 de dezembro de 2015

Na ECO 21, Planeta Esgotado

Leia na EC0 21, edição n° 228 (nov/2015)
Artigos de Achim Steiner, José Eli da Veiga, Carlos Minc e um de minha autoria (Planeta Esgotado)